13 junho 2012

Buenos Aires: 2º Dia!! O que realmente fiz...


******2º DIA: DOMINGO

A ideia foi explorar  LA BOCA + SAN TELMO + PLAZA DE MAYO

Nada como uma boa noite de sono... Recuperação total e, após o café da manhã no hotel, consegui sair um pouco mais cedo, às 11:00!!

Peguei táxi e fui direto para o Bairro La Boca ao El Caminito.

Local pitoresco e turisticamente revitalizado, El Caminito reúne milhares de visitantes que percorrem sua pequena rua e seus arredores.

Repleto de restaurantes, cafés, lojas, galerias, conta também com performances de tango ao longo da rua, museu de cera (visitei em 2010 e achei interessante para aprender um pouco mais da história portenha, porém muito fraquinho em termos de bonecos de cera) e muita, mas muita gente circulando e muitos trabalhadores de restaurantes te chamando para atrair clientela para seus estabelecimentos. A guerra entre os restaurantes é grande, bem como a disputa pelos turistas.

Área bem pobre de Buenos Aires, Caminito foi uma iniciativa de levar um pouco de turismo para a região. Portanto, não se recomenda visitar o lugar em grupos pequenos à noite por ser perigoso. O ideal mesmo é ir durante o dia, aproveitar o movimento intenso, principalmente aos finais de semana, e andar com mais tranquilidade. 

Como estava por conta própria, ou seja, de táxi e sem hora (o city tour contratado com agências de turismo sempre levam ao Caminito e costumam esperar no máximo 1 hora para os turistas andarem por ali, o que eu considero bem corrido), pude entrar nas galerias com calma.

O lugar é ótimo para comprar lembrancinhas e souvenirs!!! Os preços são bons também!! Vale a pena!!

Reparei que havia mais galerias e galpões com venda de artigos em couro. Isso realmente me chamou a atenção e comecei a comparar preço e qualidade dos produtos. Não resisti e comprei uma bolsa de couro nova para mim!! 

Mesmo sendo um dos principais materiais de artesanato portenho, não achei os produtos em couro tão baratos assim. Tive que procurar bastante para encontrar uma bolsa bonita e com preço que eu considerava justo. Mas, confesso que a oferta era bem grande, com uma variedade de modelos impressionante.

Do Caminito, segui para a famosíssima Feira de San Telmo, que ocorre somente aos domingos, nos arredores da Plaza Dorrego (calle Defensa, esquina Humberto 1°). São 10 quarteirões a partir da Plaza de Mayo (para quem quiser ir caminhando). Ocorre das 10:00 às 17:00.

Recomenda-se fortemente chegar antes das 14:00. Como o local é muito visitado por turistas e também por portenhos, que vão para lá para apreciar o movimento e para almoçar, o melhor é chegar um pouco mais cedo e evitar o tumulto.

Eu não consegui chegar muito antes das 14:00 e percebi que os restaurantes estavam lotados. Acabei sentando em um barzinho de esquina, perto da Plaza Dorrego, descendo pela Calle Defensa, praticamente do lado oposto à sorveteria Freddo

A feira continua igual: muita quinquilharia, muitas antiguidades, muito movimentada, muitos artistas de rua, muito tumulto, muito agito e deve-se contar com muita sorte para encontrar algum artigo legal por lá!! Eu sempre saio de lá com vontade de comprar alguma coisa, apenas nunca tive a sorte de encontrar essa coisa... Ainda assim, acho que todos devem um dia conhecê-la porque o lugar faz parte da cultura portenha e também por ser divertido assistir aos artistas de rua.

Outra pausa muito conveniente e oportuna para comer empanadas e tomar uma Quilmes, arrematando com mais sorvete Freddo!! Ahhh... se eu pudesse tomava Freddo o dia todo!!! hehehehehe... E aproveitei para comprar logo meu doce de leite Freddo, afinal, não se de doce de leite Havanna que se vive!! Freddo também é maravilhoso!!!

E bem ali pertinho eu descobri uma maravilhosa casa especializada em Vinhos que se chama Vino Tango (Rua Estados Unidos, 488)!!

Fui muito bem atendida, com explicações, sugestões, recomendações e acabei comprando 6 garrafas de vinhos!!! 

Logo, com tantos vinhos para carregar, a melhor saída foi pegar o táxi e ir direto para o hotel, deixar os vinhos, e continuar passeando (conseguir um táxi ali que não foi nada fácil...).

Dessa vez, seguindo pela Avenida 9 de Julio, no sentido do Obelisco, passando pelo Teatro Colón, entrei na Calle Lavalle, que é uma peatonal (rua de pedestres), em direção à famosa Calle Florida, que é outra peatonal.

Na Calle Florida, mesmo sendo um domingo, havia muita gente caminhando e algum comércio aberto também.

Percorri a Calle Florida até a Avenida de Mayo, pois tinha que ir ao Café Tortoni para pagar a reserva feita pela internet do show de tango (fiz a reserva diretamente com o Café Tortoni, através do seu e-mail de contato, mas, para confirmar a reserva, deve-se efetuar o pagamento até às 18:00 do dia da apresentação).

Chegando na Avenida de Mayo, que, para minha surpresa, estava fechada para uma grande festa com exposição, palcos com shows, várias barraquinhas com comidas e artesanato em homenagem ou comemoração por algum motivo que reuniu a comunidade italiana de Buenos Aires.

Foi muito divertido passear por ali, ouvindo tarantela e outras músicas italianas e vendo vários velhinhos vestidos a caráter, super empolgados, dançando e festejando!! 

Então, como não poderia faltar, fui até a Plaza de Mayo para algumas fotos da Casa Rosada, El Cabildo. Entrei na Catedral e caminhei um pouco por ali.

Depois, voltei pela Calle Florida, com algumas pausas em lojas, como a Falabella e a Plaza Serrano.

São várias lojas Falabellas ao longo da Calle Florida. Elas são especializadas em determinados produtos. Entrei rapidamente na que trabalha com cosméticos, só para confirmar que não valeria mesmo a pena comprar nela, já que ainda teria o duty free do Ezeiza para explorar na volta.

A que mais me agradou e onde eu acho que nunca havia entrado foi a Falabella que é especializada em artigos domésticos. São várias coisinhas mega legais e fofas para a decoração da casa. E bem ao final tem um mercado estilo delicatessen com itens maravilhosos e selecionados, como especiarias, temperos, vinhos, doces de leite, cervejas de diversas origens... adorei e fiz a festa!! Os preços dos vinhos eram ótimos também... pena que eu já havia comprado um monte lá no Vino Tango, em San Telmo.

Como o tempo estava curto, não deu para explorar muito mais que isso a Calle Florida. Corri para o hotel para me arrumar, pois tinha que chegar no Café Tortoni às 20:30 para jantar e assistir ao show de tango, marcado para às 21:30.

Com pontualidade quase britânica, cheguei no Café Tortoni. Mas, embora a recomendação fosse a de chegar bem cedo, por algum motivo não explicado, fiquei do lado de fora aguardando por uns 10 minutos para entrar, e no frio!! Não foi muito legal deles fazerem isso. Ao menos deu para tirar umas fotos. E o show também atrasou uns 15 minutos para começar.

Jantei um delicioso lomo ( = filé mignon) e tomei um vinho muito gostoso, com ensalada rusa (com batatas)!! 

O show de tango foi diferente de todos que já vi: bem intimista, no andar de baixo, tipo subsolo, do Café Tortoni, que eu nem conhecia (só conhecia o salão de tango do andar que fica no nível da rua), super reservado, poucas pessoas. Eram 3 casais se apresentando, os músicos e um cantor, com muito charme e glamour. 

Bastante teatral, com interpretações, músicas e muito tango, o show me agradou bastante!! Recomendo!! 

Ao final, nada como circular no Café Tortoni, já meio vazio pelo adiantado das horas, e poder tirar muitas fotos!!

E assim terminou mais um dia portenho!! 

La Boca

Caminito

Caminito

Muitas homenagens ao Maradona

galerias de Caminito

Caminito

Caminito

Mais Galerias de Caminito

Caminito







San Telmo, a caminho da feira

Calle Defensa - San Telmo

Plaza Dorrego - San Telmo

Plaza Dorrego - San Telmo


Vários artistas de rua na feira de San Telmo

Cerveja Quilmes com Empanadas em San Telmo

Excelente loja de vinhos -  Vino Tango, em San Telmo

Av. 9 de Julio e Teatro Colón 

Teatro Colón

Av. 9 de Julio e o Obelisco

peatonal Calle Lavalle

tirando dúvidas sobre os cortes de carnes argentinos

peatonal Calle Florida

Avenida de Mayo com a feira de italianos

Catedral

Obelisco ao fundo

interior da Catedral

Plaza de Mayo

Casa Rosada

Calle Florida

Galerías Pacifico - Calle Florida com Avenida Cordoba

Café Tortoni

descendo para o Show de Tango

Show de Tango no Café Tortoni






  1. ai, fiquei tão feliz que você postou sobre a sua última viagem para B.A. a tempo de eu pegar umas diquinhas para minha :)
    thanks!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, amiga! Espero que tenha aproveitado bastante a sua viagem! E estou aguardando resenhas e complementações com dicas aqui no blog!! Não se acanhe!! rsrsrs... beijokas

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR