09 outubro 2012

Punta del Este: para além de festas... Casapueblo!!

Um hotel? Um resort? Um museu? Uma atração turística? Uma celebração ao pôr do sol? 

E quem disse que Punta del Este resume-se a festas enganou-se!!! 

Casapueblo é a prova de que em Punta del Este há sim outras atividades interessantes a serem descobertas e aproveitadas. 

Difícil mesmo é definir o que seria Casapueblo rsrs... 

Bem... em primeiro lugar, para mim, é muito mais do que um hotel ou resort, mas sim uma atração turística!!

Em segundo lugar, tem que se programar para ver o pôr do sol de lá!!!

Muito mais do que apreciar uma bela paisagem e um dos mais belos e magníficos entardeceres que já presenciei, o lugar é inspirador!! Inspira romance, inspira amizade, inspira alegria, inspira natureza, inspira arte, inspira paz, inspira harmonia e tranquilidade!!

Localizado em Punta Ballena, lááááá pro final da Playa Mansa (siga por lá toda vida que vai acabar chegando!!), encrustado na rocha, a mais ou  menos 13 km do centro de Punta - Península - o Club Hotel Casapueblo conta com 72 apartamentos (todos com varandas e diferentes entre si), além de infraestrutura de spa/resort, academia, piscinas, restaurantes, bares, galeria de arte, entre outros. Trata-se de verdadeiro refúgio!! Saibam que a alta temporada vai de dezembro a fevereiro.

Angita casa de verão do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, que eu tive a honra de ver pessoalmente quando estive em Casapueblo, Casapueblo está mais para cidadela-escultura, com museu, galeria de arte, além de hotel. 

Foi o próprio Vilaró que a desenhou e construiu a casa, ao longo de aproximados 36 anos, com estilo parecido a das casas mediterrânicas de Santorini, embora o artista prefira dizer que sua inspiração foi um pássaro típico do Uruguai, o Forneiro. Uma escultura habitável (assim chamada pelo artista).

Algumas curiosidades sobre o Vilaró: ele chegou a conviver e a aprender técnicas com Pablo Picasso e Salvador Dalí. Seu filho, homenageado em Casapueblo, foi sobrevivente do acidente ocorrido nos Andes com avião da Força Aérea Uruguaia, em 1972. Ele reside (pelo que li e entendi) em Casapueblo, por isso não é difícil encontrá-lo por lá, além de se poder conhecer um pouco mais das suas obras e vida, estando várias expostas para venda em Casapueblo em um Museo-Taller... Percebe-se bem a sua admiração pelo Sol em suas obras!!

E por falar em SOL...  sem dúvidas, essa é a principal atração turística em Casapueblo!! Aliás, é um espetáculo da natureza, embalado por música e poesia!!

Tem que ir para conferir!! Só digo uma coisa: é lindo demais!!

A ida a Casapueblo, no dia 01º de janeiro de 2011, foi bem tranquila. Pedimos um táxi na recepção do hotel e para lá segui com minhas amigas. O lugar fica um pouco afastada e não achei o acesso tão fácil ou bem sinalizado (não sei como está agora). 

A volta, todavia, foi meio complicada. Por ser mais afastado e não ficar em uma rua principal ou rodovia, não havia outro jeito de voltar a não ser chamando um táxi. Tentamos ligar para o hotel para conseguir um táxi, processo este mais demorado. Tentamos também com o próprio pessoal de Casapueblo, já que se trata de hotel também. Por fim, depois de esperarmos muito mesmo, um taxista, que por lá estava para buscar outros passageiros, fez a enorme gentileza de ligar para seu rádio táxi e pedir outro táxi para a gente. Sinceramente, nem sei dizer qual táxi chegou primeiro porque não me lembro. O que me lembro muito bem é de ter ficado esperando quase uma hora nesse processo todo até conseguir um táxi e voltar para a Península, em Punta del Este.

Portanto, se for para Casapueblo encantar-se com o pôr do sol, talvez o mais bonito que já vi, não se esqueça de levar um nome de taxista para ligar na hora de retornar ou já deixe isso combinado com quem te levar. Se estiver de carro alugado, melhor ainda!!

E, é claro, torça para que seja um pôr do sol verdadeiro, sem nuvens!!! Quando fui, por pouco as nuvens atrapalharam o meu entardecer. Por sorte (e muita good vibe!!), em momento próximo ao sol tocar as águas, quase que como mágico, ao som de uma poesia, as nuvens foram se afastando e o céu ficou limpo... e preciso dizer que o pôr do sol foi aplaudido por todos que estavam lá presentes??? Uma verdadeira celebração da natureza!!

Se você quiser apreciar esse espetáculo de forma confortável, sentado em uma mesa e degustando as comidinhas e bebidinhas servidas no lugar, programe-se para chegar cedo, ainda mais se for em alta temporada.

O sol começa a se pôr por volta das 20:00. Se chegar em  horário próximo a este, não conseguirá sentar-se, porque o bar/restaurante fica lotado. Recomendo que vá mais cedo, por volta das 18:00, e fique por lá curtindo o lugar, a paisagem e garantindo sua mesa. 

Ou então, uma boa dica é hospedar-se em Casapueblo. Deve ser muito romântico ficar por lá. Pelo site TripAdvisor, o Hotel está em 17º lugar no ranking de 78 hotéis avaliados em Punta del Este, com nota 7.0. Pelos comentários, por ser mais uma boutique do que hotel, não espere muito luxo. Acessibilidade também não é seu forte, dado que há muitas escadas, poucas rampas e poucos apoios como corrimão. 

Já no site Booking.com, o hotel conta com nota 7.5. 

E que tal algumas fotos???















Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR