20 dezembro 2012

Paraty em Foco

Paraty de hoje lembra muito pouco a cidade que ficou estagnada durante o século XX.

Com um Centro Histórico bem preservado, o que se deve, em grande parte, a esta estagnação e ostracismo, Paraty aparece nos dias atuais como um dos grandes destinos turísticos do Brasil.

Um lugar que reúne uma natureza exuberante, com resquícios de Mata Atlântica nativa, com opções de passeios por trilhas e cachoeiras pela Serra da Bocaina, além de muitas praias, ilhas pertencentes à Baía de Ilha Grande, com certeza não faltam atividades em Paraty!!

Só fica descansando quem quer ou, então, se São Pedro não colaborar.

Pois é... tem esse detalhe ainda: chuva!!! Chove tanto em Paraty que é bem comum chamar a cidade de "o pinico do mundo"... rsrs... mas isso não é em sentido de sujeira, viu??? (embora, vez ou outra, por conta das chuvas e variação da maré, que pode inundar parte do Centro Histórico, há quem relate que essa parte da cidade, ainda rústica e que talvez não conte com um bom sistema de saneamento básico, passe a apresentar um odor fedorento de esgoto... felizmente, eu nunca senti em todas as vezes em que estive em Paraty!!).

Então... quanto à chuva, o melhor que se pode fazer é checar a previsão de tempo até perto da data de ida, se o seu propósito for o de curtir o dia, as praias, as trilhas e cachoeiras. Assim, com base na previsão do tempo, você poderá se planejar melhor.

Agora, se for feriado ou se o seu objetivo estiver além dos encantos naturais oferecidos por Paraty, ou seja, se você quiser participar de algum dos inúmeros eventos e festas que ocorrem anualmente na cidade, aí não tem como deixar para as vésperas e aguardar São Pedro se definir. Vá e arrisque-se!!! Na pior das hipóteses, se chover, você poderá se deliciar e fartar nos restaurantes maravilhosos da cidade, caminhar pelo Centro Histórico, visitar fazendas e alambiques e beber ótimas cachaças!!! (estou com muita vontade de ir no próximo Festival da Pinga!! rsrs...).

A depender da época do ano, inclusive, mesmo que faça sol durante o dia, à noite a temperatura tende a cair bastante (principalmente no inverno).

Estive recentemente em Paraty, no último final de semana do mês de setembro de 2012 e, mesmo com um sol bem gostoso durante o dia, que permitiu aproveitar as praias da região, da baía de Ilha Grande e de Trindade, à noite o frio surpreendeu!!! Chegou a fazer 14º!!! Ou seja, sua mala/mochila deve ter, além de roupa de praia, pelo menos um bom casaco!! hehehehe... é bom estar preparado para tudo, né??

Por coincidência, estive em Paraty em pleno evento chamado Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia!! Não fui pelo evento, mas sim porque era o melhor final de semana que eu tinha pela frente para aproveitar e, para minha sorte, não choveu durante o dia!!

Foi bem legal poder passear pela cidade, que estava bastante cheia, repleta de fotógrafos!! (tive até certa dificuldade em conseguir pousadas!! Várias estavam esgotadas na semana que antecedeu o evento...).

Havia uma tenda grande, armada ao lado da Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, com palestrantes. Além disso, como parte do evento, alguns workshops e também vários painéis com trabalhos artísticos e fotográficos estavam espalhados pela cidade!!

E o melhor disso tudo: havia muita gente profissional ou curiosa que estava sempre disposta a tirar minhas fotos!!! kkkkkk...

Achei muito interessante a proposta do Festival. Quem sabe ano que vem eu  não retorne com uma super potente câmera profissional e acabe me inscrevendo em algum dos cursos que são ministrados durante o evento??? Tenho certeza de que aprenderia bastante coisa!!

Conversando com algumas pessoas pelas ruas, a maioria destacava o fato de poder estar ali, em Paraty, que é um lugar muito bacana e que oferece diversos cenários e ângulos para cliques fotográficos e que, de modo geral, o bom do evento é encontrar amigos, professores, conhecer profissionais e aprender mais dicas e técnicas de fotografia.

Bem... acredito que o principal evento cultural de Paraty ainda seja a FLIP, a grande Festa Literária Internacional que ocorre todo ano, em meados de julho. Mesmo com frio (em julho faz frio de verdade, viu??), a cidade recebe milhares de turistas, curiosos, artistas, jornalistas e escritores, que passam a disputar os metros quadrados, principalmente do Centro Histórico, para participar do evento.

Como a agenda cultural de Paraty anda bastante movimentada... - isso sem contar as festividades religiosas!! - é sempre bom dar uma olhada na programação da cidade antes de ir.

Se você não tiver interesse nesses eventos, o ideal é evitá-los. A cidade fica mais cheia. Os preços das diárias das pousadas e hotéis costumam ser mais caros e lotam com certa antecedência. Restaurantes e bares ficam cheios. E nem sempre você terá o sossego que talvez esteja procurando. Além dos eventos culturais e religiosos, réveillon e carnaval também são períodos super agitados na cidade e com preços diferenciados (caros!).

Alguns eventos são:


Eventos culturais e folclóricos


Eventos religiosos


Tenda principal, próxima à Igreja da Matriz

Telas espalhadas pela Praça da Matriz



Praça da Matriz

Igreja de Santa Rita e mais telas e painéis fotográficos



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR