20 dezembro 2012

Paraty: indo e voltando

Vou aproveitar a sequência de posts sobre Paraty para declarar todo o meu amor por essa cidade!!!

Ainda não descobri um lugar que seja mais charmoso, agradável, aconchegante, belíssimo para passar um feriadinho ou final de semana, e que seja perto do Rio!! rsrs... Diria, até, que é um dos mais românticos também!!

Para quem vem ao Rio, eu realmente não recomendo um bate-e-volta entre a capital e Paraty! Acho que a cidade merece, pelo menos, um pernoite por lá.

Primeiro porque não é assim tãããão pertsíssimo do Rio. Cerca de 260km separam o Rio de Paraty. Mas, o grande vilão dessa distância é o trânsito!!! Pois é... para chegar em Paraty, para quem está no Rio, no centro ou Zona Sul, inevitavelmente terá que passar por trechos da Avenida Brasil. Isso sim é um grande desafio à paciência!!! Principalmente se você optar por um feriado ou final de semana e tiver que sair em uma sexta-feira... afffeeee...

Da última vez em que estive em Paraty, final de setembro de 2012, eu fui de carro por volta das 15:30, em uma sexta feira, e só cheguei em Paraty já quase 21:00!!!! Eu juro!! Olha que era um final de semana normal...

De fato, isso desanima um bocado... mas, como recompensa para o seu desgaste, você poderá desfrutar de um lugar lindo, encantador, acolhedor, com requintes culturais e históricos  bem preservados, digno de um lugar que já foi o mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial...  e, desde que você queira, descansar e espairecer!!

Tudo vai depender da sua proposta de viagem, é claro!!

Tem Paraty para todos os gostos: para casais, famílias com crianças, amigos e solteiros, divertem-se na cidade que está, cada vez mais, repleta de atividades culturais, eventos e festas!!!

Localizada no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, na chamada Costa Verde, sentido Santos, a viagem para Paraty, abstraindo esse trânsito louco e insuportável da Avenida Brasil, pode ser até interessante. O trecho da estrada Rio-Santos (BR-101), que passa por Mangaratiba e Angra, apresenta-se repleto de paisagens belas, de natureza exuberante, enseadas que se descortinam e vão mostrando um pouco do que esse belo litoral tem a oferecer.

Se optar por ir de ônibus, a Rodoviária de Paraty fica bem localizada, a poucas quadras do Centro Histórico.

Algumas empresas de ônibus que fazem o trajeto Rio-Paraty e SP-Paraty:

- Viação Costa Verde  (Rio-Paraty)
- Reunidas (SP capital - Paraty)
- Reunidas Paulista (SP interior - Paraty)

Caso vá de carro, a dica é sair cedo!! Ou, se não for possível, vá com calma e paciência, contemplando a paisagem...


Ainda na Avenida Brasil, sentido Angra e Mangaratiba

Entrando na Rio-Santos (BR-101)



Rodoviária de Paraty

Rodoviária de Paraty

Na volta...




Enseadas, mar, montanhas, vegetação... no caminho!!



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR