12 dezembro 2012

Rio de Janeiro: Programação dos Blocos de Rua 2013!!


O ótimo site Diário do Rio de Janeiro divulgou uma lista prévia de datas para os desfiles e ensaios de alguns blocos de Carnaval de rua do Rio de Janeiro.

Essa lista ainda não é oficial, pois estamos TODOS aguardando a Prefeitura do Rio publicar a lista completa e oficial. 

Mas já nos dá uma boa noção de datas, horários e itinerários de alguns dos principais blocos.

Vou colocar aqui os blocos que considero os melhores porque já estive neles ou porque ouvi ótimos relatos sobre eles (referências de confiança!!), ok?



OBS.: No Carnaval de Rua de 2012, vários amigos meus disseram que o melhor bloco foi o Me Esquece (Leblon). Ouvi também muita gente dizer que os blocos Desliga da Justiça e o Azeitona sem Caroço, que arrastaram pequenas multidões, fizeram bastante sucesso, foram animados, principalmente o Liga da Justiça, que reuniu foliões a caráter, com fantasias dos personagens dos desenhos de quadrinhos. Bora ficar de olho neles quando a lista completa for divulgada!!!

E não se esqueçam de algumas dicas como:

. atenção com seus pertences (furtos ainda acontecem sim, infelizmente);
. abuse do protetor solar, mesmo em dias nublados;
. HIDRATE-SE bastante!! Principalmente para os que gostam de andar no meio do bloco, onde o calor é ainda mais intenso, não se esqueça de beber muita água;
. dê preferência aos transportes públicos (metrô e ônibus), caso você não queira perder horas procurando vagas para estacionar os carros, especialmente no caso dos blocos que costumam arrastar multidões;
. confira os itinerários dos blocos. Não costumam mudar de uma hora para outra, mas não custa conferir se o itinerário será aquele mesmo;
. atenção com o Choque de Ordem da Prefeitura: estão sim detendo os foliões mijões que ficam urinando nas ruas. Procure um banheiro e não arrisque perder um dia na delegacia.
. use roupas leves e confortáveis. Fantasias e adereços também são bem vindas. Capriche no look carnavalesco, mas leve em consideração o calor, o suor e o sol!






** 4 de Janeiro de 2013 (Sexta)

Centro

Escravos da Mauá (Ensaio)
Onde: Largo São Francisco da Prainha, Gamboa
Horas: 17:00
Bloco muito tradicional do Rio de Janeiro. Costuma encher. Pessoal que trabalha comigo costuma ir sempre e falam muito bem do bloco.


** 12 de Janeiro de 2013 (Sábado)

Centro

Carmelitas (Ensaio) 
Onde: Praça Tiradentes, Centro
Horas: 19:30
Fui conferir o Carmelitas há alguns anos, e, 2005, em Santa Teresa, durante o carnaval. Na verdade, digo logo que não vi muito do bloco. O lugar estava absurdamente abarrotado de gente. Portanto, não recomendo para não tolera multidões e principalmente para famílias com crianças pequenas. 


Ipanema

Banda de Ipanema (Ensaio) 
Onde: Praça General Osório, Ipanema
Horas: 15:00
Bloco antigo. Também já estive nele. Mais voltado para o público GLS. Rico em fantasias, adereços. É divertido.


** 19 de Janeiro de 2013 (Sábado)

Centro

Carmelitas (Ensaio) 
Onde: Praça Tiradentes, Centro
Horas: 19:30


Botafogo

Barbas (Ensaio) 
Onde: Praça Mauro Duarte, Botafogo
Horas: 19:00
Fui apenas uma vez. Na verdade, cheguei tarde (não sabia direito o horário). Já era carnaval, de 2007, e o que vi foi a galera, ainda bastante concentrada, curtindo o final do bloco. Havia bastante gente, mas me pareceu tranquilo para circular (talvez por ter chegado perto do final).


** 25 de Janeiro de 2013 (Sexta)

Centro

Escravos da Mauá (Ensaio)
Onde: Largo São Francisco da Prainha, Gamboa
Horas: 20:00


** 26 de Janeiro de 2013 (Sábado)

Centro

Carmelitas (Ensaio) 
Onde: Praça Tiradentes, Centro
Horas: 19:30


Ipanema

Banda de Ipanema 
Onde: Rua Gomes Carneiro (entre Prudente de Morais e Vieira Souto), Ipanema
Horas: 18:00


Lagoa

Spanta Neném 
Onde: Parque do Cantagalo (Ciclovia)
Horas: 13:00
Estive no Bloco Spanta Neném no pré carnaval deste ano - 2012. Adorei!! Embora o calor fosse intenso, no melhor estilo suadouro total, e o percurso, pela Lagoa, fosse desprovido de sombras para todos, ainda assim valeu a pena. Alto nível. Público bacana. Sem confusão. Dava para circular sem grandes problemas. Algumas pessoas fantasiadas. Foi bastante divertido e recomendo. E sim, fica cheio. É interessante chegar na hora que o bloco está se preparando para sair e pegar desde o início. Eu, que cheguei um pouco atrasada, não sabia exatamente o bloco estava e tive que caminhar pela Lagoa até encontrá-lo rsrs... 


Laranjeiras

Imprensa que eu Gamo
Onde: Rua Gago Coutinho(ao lado do Mecadinho São José)
Horas: 15:00
Nunca fui. Mas conheço vááááárias pessoas que vão e curtem. É um bloco mais familiar. Não costuma ter confusão. Enche e a frequência dele, de modo geral, é mais restrita aos moradores do bairro e arredores. 


** 27 de Janeiro de 2013 (Domingo)

Botafogo

Barbas (Ensaio) 
Onde: Praça Mauro Duarte, Botafogo
Horas: 19:00


** 1 de Fevereiro de 2013 (Sexta)

Centro

Cordão da Bola Preta 
Onde: Av. Rio Branco X Av. Presidente Vargas, Centro
Horas: 20:00
Quem não conhece o Cordão do Bola Preta e suas clássicas marchinhas de Carnaval?? "Quem não chora, não mama. Segura, meu bem, a chupeta"... rsrs... Lembrou?? Esse é, com certeza, um dos mais antigos e tradicionais blocos de rua de carnaval do Rio. Quer saber se ele enche?? Eu digo: fica insuportavelmente cheio!! hehehehe... Sempre tive vontade de ir, mas toda vez que vejo as reportagens na TV, sinto logo um desânimo forte... ai ai ai ... será que terei coragem esse ano?? Para os foliões corajosos de plantão, a dica é ir de metrô para facilitar o acesso. Tenha paciência, ande com calma e hidrate-se bastante!!


** 2 de Fevereiro de 2013 (Sábado)

Centro

Carmelitas (Ensaio) 
Onde: Praça Tiradentes, Centro
Horas: 19:30


Copacabana

Bloco dos Mendigos 
Onde: Rua Bulhões de Carvalho com Rua Gomes Carneiro, Copacabana
Horas: 11:30
Ok!! Esse eu não conheço e nem ouvi referências. Mas me pareceu engraçado. A grande maioria dos blocos de Copa, e são inúmeros blocos e bloquinhos, costuma ser familiar, formado por moradores e amigos. 


Ipanema

Simpatia é Quase Amor
Onde: Rua Teixeira de Mello (ao lado da Praça General Osório)
Horas: 16:00
Também já atrás do Simpatia por umas duas ou três vezes. Não gostei do fato de ficarem cantando sempre a mesma música - samba enredo do bloco - praticamente o tempo todo. Como a última vez que estive nele deve ter sido em 2007 ou 2008, é possível que tenha mudado (eu espero!). Abstraindo isso, o bloco arrasta milhares de pessoas, enche muito, costuma ser bem frequentado, tem um estilo mais de azaração, mas é claro que há casais, famílias também. O fato de ter parte do seu  percurso na praia acaba por facilitar e, se você não quiser ficar no meio da muvuca, consegue acompanhar o bloco um pouco mais afastado da multidão e sem estresses.


Urca

Ih, é Carnaval
Onde: Av. Pasteur, Urca
Horas: 18:00
Estive em um bloco na Urca em 2010 e, honestamente, não me lembro se era esse. Se for, ótimo, porque era um bloco tranquilo, composto, em maioria, por estudantes universitários (por ali há campus das universidades UNIRIO e da UFRJ), além de moradores do bairro. Com muitas marchinhas de carnaval, foi divertido!


**3 de Fevereiro de 2013 (Domingo)

Centro

Fogo e Paixão 
Onde: Largo de São Francisco, Centro
Horas: 11:00
Bloco criado em homenagem ao cantor, já falecido, Wando. Arrastou uma grande multidão de foliões e fãs do cantor, ainda sensibilizados e saudosos após seu falecimento. O hit é brega. Ainda não fui, mas confesso ter vontade de conhecer. Deve ser animado e, o melhor de tudo, é descobrir que você conhece a maioria das músicas!! hehehehe... 

Escravos de Mauá
Onde: Largo de Santa Rita (Beco das Sardinhas), Centro
Horas: 12:00


Jardim Botânico

Suvaco do Cristo
Onde: Esquina da Rua Jardim Botânico com Rua Faro, Jardim Botânico
Horas: 9:00
Desde quando o Suvaco começou a sair cedo, pela manhã, eu deixei de acompanhar o bloco. E eles saem cedo mesmo, viu?? Já fui atrás do bloco por umas 3 vezes. Arrasta multidões de várias tribos: moradores do bairro, turistas, famílias, casais, amigos... mas, o clima maior é de azaração. Vá com paciência e com calma.

Ipanema

Empolga às 9
Onde: Na Praia de Ipanema, frente da Rua Joana Angélica, Ipanema
Horas: 16:00
Fui algumas vezes em apresentações fechadas do Empolga às 9, principalmente em boates da Lapa. Esse ano, 2012, resolvi conferir o Empolga na praia de Ipanema, no pré carnaval. Gostei bastante!! Deu para dançar, para curtir o bloco, que fica parado, em um palco montado na praia, sem confusão, sem estresse. A variedade musical é ótima também. Vários sucessos de carnaval são lembrados. É muito samba no pé. Bloco divertido. Não precisa ficar no meio da multidão. A dica é: ao chegar, evite ficar na pista da praia. Desça e vá para a areia. Você vai aproveitar muito mais de lá.


** 8 de Fevereiro de 2013 (Sexta de Carnaval)

Santa Teresa

Carmelitas 
Onde: Rua Dias de Barros com Ladeira de Santa Teresa, Santa Teresa
Horas: 15:00


** 9 de Fevereiro de 2013 (Sábado de Carnaval)

Santa Teresa

Céu na Terra 
Onde: Praça Odilo Costa Neto, Santa Teresa
Horas: 8:00
Tem que madrugar para chegar lá. Outro bloco que reúne milhares de foliões. Tem ficado cada vez mais famoso. Para aqueles que gostam de acordar cedo ou que preferem virar a noite na balada, vale a pena conferir. Já ouvi falar muito bem dele. É comum as pessoas irem com adereços, fantasias, entre outros. 

Centro

Cordão da Bola Preta 
Onde: Cinelândia, Centro
Horas: 9:30


Copacabana

Empolga às 9 
Onde: Na Praia de Copacabana, em frente à Rua Rainha Elizabeth, Copacabana
Horas: 11:00

Botafogo

Barbas 
Onde: Esquina da Rua Arnaldo Quintela com Rua Assis Bueno, Botafogo
Horas: 15:00


Ipanema

Banda de Ipanema 
Onde: Rua Gomes Carneiro (entre Prudente de Morais e Vieira Souto), Ipanema
Horas: 18:00


** 10 de Fevereiro de 2013 (Domingo de Carnaval)

Centro

Cordão do Boitatá 
Onde: Rua do Mercado com Rua do Ouvidor, Centro
Horas: 8:00

Toca Raul
Onde
: Praça Tiradentes, Centro
Horas: 15:00

Santa Teresa

Carmelitas 
Onde: Rua Almirante Alexandrino, Santa Teresa
Horas: 10:00

Gávea

A Rocha 
Onde: Praça Santos Dummont, Gávea
Horas: 9:00
Mais um bloco que costumam dizer ser voltado para azaração. Alguma referência com o nome do bloco?? rsrs...

Ipanema

Rio Maracatu 
Onde: Posto 8, Ipanema
Horas: 10:00
Tive muita vontade de conhecer esse bloco esse ano. Deve ser interessante ver a mistura de sons, do maracatu com o samba. 

Simpatia é Quase Amor
Onde
: Praça General Osório, Ipanema
Horas: 16:00

Jardim Botânico

Vagalume o Verde 
Onde: Rua Jardim Botânico com Rua Pacheco Leão, Jardim Botânico
Horas: 10:00


Leblon

Empurra que Pega 
Onde: Posto 12, Leblon
Horas: 10:00


Flamengo

Bangalafumenga 
Onde: Av. Infante Dom Henrique (em frente ao Coreto Modernista), Flamengo
Horas: 10:00
Conheço o Banga (para os íntimos) de apresentações na Fundição Progresso e Circo Voador (acho que já fui em 3 shows deles). Não fui conferir seus desfiles carnavalescos. As apresentações/shows são bem legais. Tocam de tudo um pouco. Posso garantir que o repertório é animado e variado.

Laranjeiras

Bagunça Meu Coreto 
Onde: Praça São Salvador, Laranjeiras
Horas: 10:00

Laranjada Samba Clube 
Onde: Rua General Glicério, Laranjeiras
Horas: 10:00


Barra da Tijuca

Trio Ternura Onde: Av. do Pepê, Barra
Horas: 11:00
A banda que começou a ficar famosa e ganhar seu espaço com suas apresentações juntamente com a festa M.I.S.S.A., inicialmente na boate do Leblon - a Melt - e de lá para o Brasil inteiro, tendo, como um de seus integrantes o ator global Thiago Martins, costuma fazer sucesso em suas apresentações nas mais variadas festas. Quantas vezes eu já vi o Trio Ternura se apresentar?? Iiiixiiii... algumas várias vezes. Tocam de tudo um pouco: samba, pagode, sertanejo, MPB... Garanto que os shows são animados. Se o bloco será legal? ... isso eu  não informar. Mas, se for parecido com as festas em que eles se apresentam, uma coisa é certa: clima de azaração com certeza!


** 11 de Fevereiro de 2013 (Segunda de Carnaval)

Centro

Exalta Rei 
Onde: Av. Araújo Porto Alegre com Av. Graça Aranha, Centro
Horas: 19:00
Famoso bloco que, após literalmente parar e fechar o bairro da Urca, conseguiu ser agraciado com a presença do Rei Roberto Carlos!!! Sim, após ficar horas em frente à residência do Rei ("Esse cara sou eu..."), eles ganharam pela insistência e tiveram a participação especialíssima do Rei cantando junto!!! Legal, não?? Já vi uma apresentação do bloco em uma casa da Lapa, no Teatro Odisséia, e gostei bastante do estilo do bloco, das músicas da Jovem-Guarda em ritmo de samba.


Laranjeiras

Volta Alice 
Onde: Rua Alice, Laranjeiras
Horas: 9:00


Botafogo

Bloco de Segunda 
Onde: Rua Marques, Botafogo
Horas: 16:00


** 12 de Fevereiro de 2013 (Terça de Carnaval)

Santa Teresa

Carmelitas 
Onde: Rua Almirante Alexandrino, Santa Teresa
Horas: 10:00


Laranjeiras

Cardosão de Laranjeiras 
Onde: Rua Cardoso Junior com Rua das Laranjeiras, Laranjeiras
Horas: 12:00


Flamengo

Orquestra Voadora 
Onde: Av. Infante Dom Henrique, em frente ao Coreto Modernista, Flamengo
Horas: 14:00
Outra banca hiper famosa pelas apresentações fechadas, em casas de shows, festas... Tem um repertório bem diversificado e dançante.


Ipanema

Banda de Ipanema 
Onde: Rua Gomes Carneiro (entre Prudente de Morais e Vieira Souto), Ipanema
Horas: 18:00


** 16 de Fevereiro de 2013 (Sábado das Campeãs)

Centro

Berço do Samba  
Onde: Ao lado da Pizzaria Guanabara, Lapa
Horas: 18:00

Leblon

Mulheres de Chico 
Onde: Praia do Leblon, altura da Av. Visconde de Albuquerque, Leblon
Horas: 17:00

Sou até suspeita para falar desse bloco. Acho que já presenciei, no mínimo, umas 3 apresentações deles. Duas apresentações fechadas, em casas da Lapa, como o Rio Scenarium, e, esse ano - 2012, na rebarba do carnaval, pois também foi no sábado das campeãs, fui conferir o aclamado bloco que transforma grande parte das músicas do Chico Buarque em samba carnavalesco. Composto apenas por mulheres, super fãs do Chico, a cada ano fica a pergunta no ar: "Será que o Chico vai aparecer?", com direito a campanhas e faixas, implorando pela presença do músico no palco. Algum palpite para 2013? Será que o Chico vai dar o ar da graça - e que graça! - esse ano?? rsrs...

** 17 de Fevereiro de 2013 (Domingo)

Centro

Monobloco 
Onde: Avenida Rio Branco na esquina com Avenida Presidente Vargas, Centro
Horas: 9:00

Outro bloco suuuuuuuuuuper famoso, popular, que arrasta multidões de foliões pelas ruas!!! Quantas vezes eu já vi o Monobloco?? PERDI AS CONTAS!! Inclusive, a última vez que eu os vi foi no Rock in Rio 2011!! E a apresentação deles, pra variar, foi super animada. Já vi Monobloco no Morro da Urca, na Fundição Progresso, na praia do Leblon... seu repertório é contagiante!! Tim Maia, sambas enredos, muita MPB, entre outros... além das músicas próprias, fazem do Monobloco uma banda já consagrada no cenário carioca. Pelos meus cálculos, quando o Monobloco ainda desfilava no Leblon, na rua da praia, acho que fui umas 5 vezes acompanhar o bloco. E sim, ficava lotaaaaaaaado!! Depois de tanto furdunço e caos no Leblon, o Monobloco foi transferido para o Centro. Afinal, o Centro da cidade, aos finais de semana, fica bem vazio e se torna local ideal para desfile desses blocos que arrastam multidões. O problema é o calor (a circulação do ar não é das melhores) e a ausência daquela paisagem maravilhosa e belíssima da praia!! Ah sim... clima de azaração total!! kkkk... 







Fonte: Google Imagens


  1. O bloco "VAGALUME O VERDE" sai todos os anos na TERÇA FEIRA DE CARNAVAL. Este ano não será diferente. Concentração: A partir de 08:00h Rua Pacheco Leão esquina com Rua Jardim Botânico (em frente ao supermercado Zona Sul). Desfile: 10h sentido Praça Santos Dumont (Baixo Gávea).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação!!! Já ouvi falar bem deste bloco, embora ainda não tenha conseguido ir... Estou doida pela divulgação oficial e completa de todos os blocos!! Se souber, compartilhe aqui conosco!!! Beijinhos

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR